Todo trabalho muda o mundo.

O nosso trabalho é mudar o mundo para melhor.

A Metara é uma agência de Comunicação de Interesse Público presente no mercado há dez anos. Com projetos divulgados no Brasil e em mais de 20 países, somos um grupo de profissionais e parceiros com experiência no desenvolvimento de pesquisa, planejamento, campanhas, processos, produtos e serviços de Comunicação Integrada para organizações da sociedade civil, empresas e governos.

A Metara Comunicação aproxima organizações, pessoas e ideias entorno de objetivos compartilhados, visando ao interesse público.

Missão
Através da comunicação, contribuir para a promoção da sustentabilidade, da cidadania e das políticas públicas.

Visão
Ajudar organizações da sociedade civil, governos e empresas a transformarem o mundo.

Valores
A partir da ética, nossos valores são a vivência da equidade e diversidade de raça, gênero, idade, capacidade física, origem social e regional e orientação sexual e religiosa.

Metara no Mundo
Através de contratações diretas, indiretas, eventos e apresentações, os projetos da Metara estão presentes em diversos países:

Metodologia

A comunicação e marketing social podem gerar resultados objetivos e mensuráveis.


Princípios

O conceito que orienta as ações de comunicação da Metara é o de Relações Públicas Estratégicas.


Equipe

Conheça o grupo de profissionais experientes em comunicação de interesse público que move a Metara.


Como conhecer as expectativas dos seus públicos e orientar sua comunicação para o alcance da sua Visão e Missão?

Em 2011, a International Women’s Health Coalition (IWHC, NY/EUA) buscou fortalecer várias frentes das organizações feministas brasileiras por ela apoiadas. A Metara foi convidada a contribuir com a comunicação estratégica das ONGs Curumim (Recife/PE) e Cunhã (João Pessoa/PB).

Para essas entidades, o grande desafio era alinhar a comunicação aos esforços de captação de recursos, reforço de reputação e a busca de linguagens e conteúdos que fortalecessem as causas e práticas feministas.

Para isso, dividimos o desafio e três grandes etapas: SENSIBILIZAÇÃO, IMERSÃO E PROPOSIÇÕES. Na 1ª etapa, a Metara realizou sua oficina “Conversas Sobre Comunicação Estratégica”, onde apresentamos conceitos e trocamos impressões sobre marketing social, relacionamento público, públicos de interesse X público alvo etc.. O objetivo aqui é propor uma visão mais abrangente das possibilidades da comunicação de cada organização.

Na etapa de IMERSÃO, buscamos entender o perfil e trajetória das organizações, além de montar um inventário dos projetos, produtos, serviços e recursos de comunicação das ONGs. A Metara estudou, junto com cada organização, quais eram suas forças e fraquezas, os públicos atuais e desejáveis, quais os níveis de poder e interesse desses sujeitos em relação a elas e buscamos realinhar essas relações, na medida do necessário. Em entrevistas de profundidade e grupos focais, revelamos expectativas de valor e de diálogo dos públicos em relação à Curumim e Cunhã, criando um novo mapa de públicos que melhor se alinhasse com suas missões e capacidades.

Na etapa final, de PROPOSIÇÕES, a Metara produziu, junto com as equipes da área, planos de comunicação capazes de alinhar recursos disponíveis, expectativas dos públicos atuais e desejáveis e recomendações de ajustes da metodologia de trabalho e projetos onde a comunicação contribuísse com a mobilização de recursos.

Em depoimento, uma das coordenadoras das entidades afirmou: “A Metara nos desafio a repensar a forma como nos vemos e como queremos ser vistas. Fez provocações profundas que nos fez pensar novas e ousadas estratégias para lidar com nossas dificuldades atuais, o feminismo na atualidade e como seguir lutando pela relevância da organização em nosso Estado”.